Uma constelação de ícones do esporte nacional esteve reunida nesta quinta-feira na celebração oficial dos 500 dias para o Pan-American Masters Games Rio 2020, os Masters Games da Cidade Olímpica, competição que acontece na capital fluminense entre 4 e 13 de setembro de 2020.
Um evento realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos e pela Prefeitura do Rio no Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca, marcou esta data emblemática no calendário até os Masters Games e contou com a presença de medalhistas olímpicos como o velejador Lars Grael, os nadadores Ricardo Prado e Djan Madruga, e Bernard Rajzman e Marcos Viniciuis Freire do voleibol. Lá também estiveram Franco Neto, bicampeão mundial de vôlei de praia, Paulinho Villas Boas, ouro no Pan de Indianápolis com a seleção brasileira de basquete em 1987, o lendário surfista Rico de Souza, o ex-treinador e atleta do Flamengo, Jayme de Almeida, além do ex-jogador do Botafogo, Maurício de Oliveira.
Ao lado de representantes de federações e instituições esportivas do esporte master, todos acompanharam discussões sobre os Jogos Pan-Americanos realizadas por uma mesa composta pelos representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro, Gustavo Freue, subsecretário de Esportes; Patricia Amorim, subsecretária do Legado Olímpico; Rodrigo Castro, subsecretário de Promoção de Eventos; pelo representante do Governo do Estado do Rio de Janeiro e chefe de gabinete da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Rafael Lira; por Carlos Fontenele e Sérgio Brasil Sztancsa, presidente do Comitê Organizador dos Jogos e presidente do Comitê Brasileiro do Esporte Master, respectivamente; e por Isabel Giassone, diretora da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro. Lars Grael e o vereador Felipe Michel, autor da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, também participaram.
As explicações sobre o Movimento Master no Brasil e no mundo foram dadas por Djan Madruga que também é diretor de Legado do Comitê Organizador. Já o detalhamento da competição – suas modalidades esportivas e locais de disputa – foi feito pelo CEO do Comitê Organizador, Ricardo Trade.
SOBRE O RIO MASTERS GAMES
Seguindo a filosofia “Esporte Para Todos”, os Masters Games são democráticos, abertos à participação de pessoas de todo o mundo, sem exigência de qualquer índice técnico ou filiação a qualquer entidade desportiva. Competem atletas com idade acima daquelas exigidas em competições de alto rendimento, em média de 50 anos, podendo haver competidores com mais de 100 anos de idade.
Os Masters Games vão movimentar o turismo e a economia do Rio de Janeiro. A expectativa é que entre 25 mil e 30 mil atletas disputem os Jogos, cujo programa é composto por 24 esportes e 44 modalidades esportivas utilizando 25 instalações dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ou seja, os participantes dos Jogos Pan-Americanos terão a oportunidade única de brigar por medalhas nos mesmos locais onde nomes como Usain Bolt, Kevin Durant e Neymar atingiram a glória olímpica.
O programa da competição contará com esportes populares no Brasil como atletismo, futebol, vôlei, basquete, natação, judô, jiu-jitsu, tênis, skate e surfe. E também com modalidades pouco difundidas por aqui, mas muito praticadas em outros países, como Flying Disc e a Dança Desportiva, que no evento em comemoração aos 500 dias para os Jogos tiveram destaque especial. Esportes como o vôlei devem reunir mais de 400 equipes, enquanto a prova de corrida de rua deve contar com 10 mil atletas.
As inscrições para os Jogos Pan-Americanos Masters Rio 2020 começam em julho deste ano e serão realizadas através do site oficial dos jogos, no endereço www.riomaster2020.com. Informações e conteúdo sobre a competição também estão disponíveis desde a última segunda-feira nos perfis oficiais do Twitter (@pmg2020rio), Instagram (pmg2020rio) e Facebook (riomaster2020.com)
O Rio de Janeiro garantiu o direito de sediar a competição ao vencer, em abril de 2017, a disputa entre Cali, na Colômbia, e Cleveland, nos Estados Unidos. A assinatura do contrato com a IMGA foi realizada em outubro de 2018.